Teresina (PI) - 29/04/2016

Principal obra de Plano de Urbanização está 45% concluída


Obras de canal de drenagem e de rede de esgoto já estão em andamento, de água, pavimentação e iluminação dependem de remanejamento de famílias.

Uma das principais obras do Plano de Urbanização da Vila da Paz, já está 45% concluída, com 600 metros de construção. Trata-se do canal para drenagem das águas do córrego que atravessa cinco comunidades e transborda em dias de chuva. Área de 41 hectares, na zona sul de Teresina (PI), onde vivem 5 mil famílias, a Vila da Paz apresenta condições de grande degradação ambiental e exclusão social por se tratar de um local de grande declividade (grotão). Além do canal de drenagem, que faz parte do projeto de macrodrenagem, também estão previstas obras de água, esgoto, pavimentação, iluminação e a criação de um Parque Linear Urbano no local. O arquiteto e urbanista da DRZ Anderson Mourão explica que as obras para implantação da rede de esgoto também já iniciaram, foram executadas 25%.

“As obras de água, pavimentação e iluminação ainda não foram iniciadas, pois dependem do remanejamento das famílias, o que não tem prazo para acontecer porque as negociações não estão avançando a contento da Prefeitura”, diz Mourão. O arquiteto afirma que a construtora CP Engenharia, responsável pelas obras, acordou com a Prefeitura para converter serviço para executar parte do Parque Urbano Linear aonde já foi executado o canal de drenagem, e assim mostrar resultado e benefício para as comunidades.

O secretário executivo da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), José João de Magalhães Braga Júnior, diz que esse tipo de urbanização, integrada, consta da Política Nacional de Habitação, que é uma diretriz de política pública para promoção de ações de melhoria das condições de habitabilidade de populações residentes em assentamentos precários. Seu objetivo é reduzir os riscos socioambientais e integrar a região ao tecido urbano.

MAIS NOTÍCIAS