Loanda (PR) - 29/04/2016

WEBGIS a serviço de melhor gerenciamento de espaços públicos

A equipe DRZ realizou, em Loanda (PR), serviços de geoprocessamento, com desenvolvimento e implantação de Sistema de Informações Geográficas (SIG), vetorização e cadastramento de base cartográfica digital, com fornecimento de imagens de satélite georreferenciadas e ortorretificadas de pontos de controle medidos em terrenos e lotes de toda área urbana e do bairro Jardim Santa Isabel.

A vetorização da base cartográfica digital da área urbana de Loanda foi feita   a partir da imagem de satélite, com confrontamento das áreas das edificações e lotes pertencentes ao banco de dados atual da Prefeitura , com as novas áreas dos lotes e das coberturas (telhados) dos imóveis extraídas da imagem de satélite e interligação e alimentação de todas as informações no Sistema de Informações Geográficas (SIG). “Todo desenho vetorial no SIG tem informações cadastradas e suas respectivas telas de cadastro para manipulação de suas informações”, explica o gestor da DRZ, Carlos Dobes.

Os elementos foram: lotes, quadras, meio-fio, imóveis, divisas de imóveis, contornos prediais, eixos de ruas, nomes de logradouros, rodovias, ferrovias, hidrografias, sendo que o produto final será entregue em um arquivo único. Dobes afirma que este trabalho já foi concluído, no entanto a equipe está trabalhando agora no aprimoramento de uma das funcionalidades do SIG, que vai proporcionar à Prefeitura ferramenta de gerenciamento dos espaços públicos.

“É uma forma de o poder público ter um controle maior destes espaços, saber quais lotes estão vazios, quais têm edificações e que tipo de edificação é – escola, creche, posto de saúde, entre outras”, diz Dobes. “Isso é importante para o planejamento do desenvolvimento do município, para criação de políticas públicas e também para fiscalização tributária.”

MAIS NOTÍCIAS