Umuarama (PR) - 20/04/2016

População discute minutas de Lei do PDM em audiência pública

Em terceira audiência pública, a equipe DRZ apresentou para a população as minutas das leis do Plano Diretor de Umuarama,  já revisadas . "Os participantes puderam dar suas opiniões e aqueles que não estiveram presentes, tiveram até o dia 15 de abril para consultar o PDM na internet e também se manifestar", afirma a gestora da DRZ Márcia Bounassar.

Na audiência foram apresentadas as minutas da Lei do Plano Diretor, da Lei do Perímetro Urbano, da Lei do Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, da Lei do Sistema Viário, do Código de Obras e Edificações e do Código do Parcelamento e Desmembramento. Agora a equipe trabalha nas adequações que deverão ser feitas a partir das considerações feitas durante a audiência pública e pela internet.

O PDM de Umuarama, elaborado pela DRZ em 2006, e a cada 10 anos deve ser revisado para que seja feita adequação das transformações que ocorreram no Município.  A equipe está com este trabalho praticamente concluído.  A revisão do Plano é de fundamental importância para fazer as adequações necessárias de acordo com as mudanças que ocorreram no Município na última década. “Nosso Plano Diretor está todo retalhado e fugiu ao nosso controle. Isso nos obrigou a retirá-lo da internet, e hoje o cidadão tem que vir até a Prefeitura para consultá-lo”, afirma o secretário de Obras, Jefferson da Silveira.

Segundo ele, com a revisão e a disponibilização do documento na internet a população vai ganhar agilidade e facilidade de acesso na busca das informações que precisa. A Prefeitura ganha também na parte burocrática. “Teremos mais facilidade na análise e liberação de alvará de construção, por exemplo.” A próxima etapa do trabalho da equipe DRZ é implantação do sistema de WEBGIS, que permitirá a utilização do PDM em ambiente Web. 

MAIS NOTÍCIAS