Rosana (SP) - 15/04/2016

DRZ vai reclassificar mais de 5 mil imóveis no distrito Primavera

A DRZ está iniciando um trabalho no distrito de Primavera, em Rosana (SP). A empresa vai fazer a reclassificação e análise do cadastro físico multifinalitário para atualizar as informações referentes às características dos 5.285 imóveis. “As informações serão atualizadas a partir dos critérios estabelecidos na Planta Genérica de Valores (PGV) de Rosana, aprovada no ano passado”, explica o gestor da DRZ Carlos Dobes. Também será desenvolvido e implantado o Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o Município, que permitirá à população visualizar os mapas da cidade e consultar as informações sobre os lotes e imóveis.

Com isso, a prefeita Sandra Kasai quer aprimorar a justiça tributária do Município; otimizar o potencial de arrecadação dos impostos que incidem sobre a propriedade imobiliária (IPTU e ITBI), para ter mais recursos para investir, especialmente, em saúde e educação;  e ter instrumento que irá auxiliar o planejamento urbano. No trabalho de reclassificação serão verificadas as características predominantes da edificação, para seu enquadramento na categoria da Edificação (CE), como estabelece a nova Lei da Planta Genérica de Valores de Rosana. Para isso são observados os seguintes itens: arquitetura, acabamento externo, estrutura, esquadrias, cobertura, área externa.

Todos os dados verificados na realidade, por meio de fotografia, são comparados com as informações que constam no cadastro imobiliário e atualizados. "Por exemplo, podemos encontrar imóveis que hoje são de alvenaria, mas no cadastro ainda constam como sendo de madeira", diz Dobes. Estas informações atualizadas são importantes para a cobrança justa de impostos, como IPTU.

MAIS NOTÍCIAS