Ouro Preto (MG) - 11/12/2012

Semae recebe treinamento para SIG

A equipe DRZ esteve em Ouro Preto (MG) para dar treinamento aos funcionários do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) na utilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG). A engenheira cartógrafa da empresa, Cristiane Matsuoka explica que a capacitação faz parte do projeto de recadastramento de ligações de água e esgoto. Este trabalho já foi finalizado e ao final a empresa ofereceu o treinamento para que a equipe do SEMAE estivesse capacitada para a utilização do SIG.

No recadastramento feito pela DRZ, foi adquirida imagem de satélite na qual foram inseridas informações georreferenciadas identificando ruas, bairros, consumidores; permitindo, por exemplo, calcular a distância entre um ponto de atendimento e outro. Com isso, explica o assessor técnico do Semae Thiago Mattos e Castro será possível agilizar e otimizar o trabalho da equipe de rua, orientando seu deslocamento no trabalho de manutenção das redes de água e esgoto, além de auxiliar na identificação de novos clientes. 

“O potencial desta ferramenta é muito grande e já estamos buscando novas aplicações para facilitar o trabalho do dia a dia”, afirma. “Também vamos procurar a Prefeitura para disponibilizar esta ferramenta que poderá ser útil para uso e ocupação do solo, IPTU, entre outros.” 

 

MAIS NOTÍCIAS