Londrina (PR) - 10/08/2011

DRZ inova com desenvolvimento de software

A equipe da DRZ inicia o trabalho de campo em Ouro Preto. O cadastramento de ligações domiciliares de água será realizado de forma inovadora. Todas as informações dos usuários do SEMAE OP serão coletadas por meio do dispositivo móvel tablet, instrumento utilizado no Brasil apenas por grandes empresas, a exemplo do IBGE. Com isso o trabalho ganhará agilidade, versatilidade e precisão de dados.

“Quando a coleta de informações é realizada manualmente pelos entrevistadores há três momentos de vulnerabilidade, nos quais podem ocorrer erros: quando o entrevistador escreve as informações que estão sendo passadas pelo usuário; na leitura das informações para cadastrá-las e na digitalização no banco de dados”, explica o arquiteto urbanista Agenor Martins Júnior, coordenador do projeto. 

Com o software de Sistema de Gestão de Saneamento desenvolvido pela área de Web GIS da DRZ esses pontos vulneráveis são eliminados. O sistema é composto por duas plataformas: uma inserida na unidade móvel (tablet) e outra instalada no computador do SEMAE de Ouro Preto, que exportará os dados atuais e importará os dados atualizados. “Esse novo sistema exige pessoas mais qualificadas, que estejam cursando uma universidade ou tenham o 2º grau completo e habilidade na utilização de equipamentos eletrônicos de ponta”, explica Júnior.

Sistema de Gestão de Saneamento

O grande desafio para o desenvolvimento do software Sistema de Gestão de Saneamento, segundo os desenvolvedores de web da DRZ, Guilherme de Almeida Costa e Willian de Melo Machado foi chegar a um sistema funcional, ágil e que garantisse a segurança de dados. ”Este é o resultado de um ano e meio de investimento da DRZ na área de Web GIS, com treinamento e absorção da tecnologia”, explica o diretor da empresa, Agostinho Rezende.

Investimento Contínuo

O aprimoramento da equipe DRZ em Web GIS será um investimento contínuo da empresa. No dia 16 de agosto o especialista em geoprocessamento, arquiteto Fabrício Vergara Mota e o desenvolvedor de web Willian de Melo Machado participam no Rio de Janeiro da primeira conferência de Usuários Oracle Spatial no Brasil, promovida pela Ação Informática e Oracle Spatial Group.

MAIS NOTÍCIAS