Áreas de Atuação

Gestão de Cidades

Entre 2000 e 2010, a população brasileira passou de 170 milhões para 190 milhões, 84% vivendo no meio urbano.  Nesta realidade de alto crescimento populacional e desenvolvimento industrial, o conceito de sustentabilidade tornou-se a tônica da gestão de cidades e do planejamento urbano, aliando crescimento econômico, inclusão social, proteção e preservação do meio ambiente natural e construído.

Para garantir o desenvolvimento urbano sustentável é necessário pensar as cidades buscando melhor ordenamento do ambiente urbano; assegurando a importância das questões de sustentabilidade nos processos de decisão; e desenvolvendo política de gestão de recursos baseada em critérios de sustentabilidade sólidos e abrangentes.

A DRZ atua com este foco, empregando geotecnologias de ponta e equipe multidisciplinar especializada para a elaboração de projetos, estudos e planos em diversas áreas: Planejamento Urbano, Regularização Fundiária, Modernização da Gestão Pública, Projetos de Engenharia e Arquitetura.  

Projetos

Com o ambiente urbano cada vez mais complexo, onde interagem diferentes dinâmicas, o planejamento de cidades exige uma série de ações adequadas para a promoção da qualidade de vida.  A DRZ atua nesta área, focando nos processo de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano, ao desenvolver estudos, projetos e planos. Entre eles: Plano Diretor, Plano de Habitação, Plano de Mobilidade Urbana, Plano Diretor Rural, Plano de Urbanização. 

 

MAIS NOTÍCIAS

A regularização fundiária atende o cenário atual de irregularidades na constituição do espaço urbano e seus aspectos socioambientais, decorrentes do desenvolvimento desordenado das cidades. Este processo é desenvolvido em três etapas: diagnóstico, regularização urbanística e legalização jurídica; realizadas sempre com a participação popular, para garantir uma gestão mais democrática do processo e sua sustentabilidade.

A DRZ atua nesta área desenvolvendo estudos, projetos e planos nos três âmbitos da regularização fundiária: jurídica, física e espacial. Atende seu cliente buscando subsidiar política governamental, que tenha metas, estratégias e sustentação para criar condições para que se exerça o dever constitucional de garantir o cumprimento integral da função da cidade e da propriedade urbana, conforme estabelece o Estatuto das Cidades.

MAIS NOTÍCIAS

O fortalecimento institucional para a modernização da gestão tem o objetivo de melhorar a efetividade e a transparência institucional das administrações públicas e privadas. A DRZ atua nesta área desenvolvendo uma série de ações, de acordo com a demanda de seu cliente, para fortalecer a capacidade de planejamento e gestão de políticas públicas; desenvolver a capacidade de administração de recursos humanos; modernizar a estrutura organizacional e seus processos administrativos; fortalecer mecanismos de transparência administrativa e de comunicação social; modernizar a gestão de informação e integrar seus sistemas informáticos; desenvolver mecanismos para promover e implantar uma cultura de mudança institucional.

 

MAIS NOTÍCIAS

Para o planejamento do desenvolvimento ordenado e sustentável de uma cidade, além de planos Diretor, Regularização Fundiária, Mobilização Urbana, entre outros, o poder público precisa lançar mão de projetos executivos de engenharia e arquitetura.

A DRZ tem know-how na elaboração destes projetos para as mais diversas finalidades: implantação de praças; equipamentos urbanos, equipamentos públicos (escolas, creches, hospitais); projetos complementares de engenharia (hidráulico, estrutural, eletricidade).

Para isso possui equipe de engenheiros e arquitetos com ampla experiência e capacitação, e tecnologias avançadas para concepção das obras necessárias desde o estudo de viabilidade até o projeto detalhado.

MAIS NOTÍCIAS