Áreas de Atuação

Gestão Ambiental

A gestão ambiental é um dos grandes desafios da atualidade e a DRZ busca apresentar para seus clientes, estudos consistentes desenvolvidos a partir do conhecimento específico de várias áreas. Para isso possui uma equipe multidisciplinar com formação em todos os campos técnicos de atuação desta área.

Estes profissionais contam com o apoio de geotecnologias avançadas, essenciais para coleta, tratamento e armazenamento de informações e dados com a máxima precisão, agilidade e redução de custos.

A DRZ atua na elaboração de Planos de Saneamento Básico, Planos de Recursos Hídricos, Planos de Gerenciamento de Resíduos; Planos de Manejo e Unidade de Conservação; Cadastro
Ambiental Rural; Projeto de Engenharia na Área de Saneamento. 

 

 

 

Projetos

O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial apresentam desafios cada vez maiores no controle de problemas ambientais. Como principal meio de promoção de saúde do homem e de preservação do meio ambiente, o saneamento básico possui área de atuação bastante ampla e demanda soluções técnicas cada vez mais avançadas, aperfeiçoadas e eficazes.

A DRZ tem know how na área de saneamento e está presente em todo o Brasil desenvolvendo Plano Municipal de Saneamento Básico; Plano Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário; Plano Diretor de Drenagem Urbana; Estudo e Concepção e Viabilidade Operacional; Plano de recuperação de áreas degradadas; Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos; Plano de Gestão de Resíduos Industriais, Perigosos e Especiais; Estruturação e Implantação de Agência de Regulação de Serviços de Saneamento; Estudos e Viabilidade Econômico-Financeiros para Implantação e Rescisão de Contratos de Concessões Públicas e Privadas.  

MAIS NOTÍCIAS

O território brasileiro possui um enorme potencial hídrico, com cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Ao todo, são 200 mil microbacias, em 12 regiões hidrográficas. Apesar da abundância, há muitos desafios: assegurar a disponibilidade de água de qualidade às gerações presentes e futuras, promover uma utilização racional e integrada dos recursos hídricos e a prevenção e defesa contra eventos hidrológicos.

A DRZ atua nesta área desenvolvendo: Plano de Gestão de Recursos Hídricos; Plano de Segurança da Água; Plano de Emergência e Contingência para a disponibilidade hídrica; Plano de Recuperação e Proteção de Nascentes; Projetos de Preservação de Bacias Hidrográficas; Sistema de Informações de Recursos Hídricos.

MAIS NOTÍCIAS

Fazer a transição do atual modelo de desenvolvimento rural para um modelo sustentável é um dos grandes desafios do Brasil. O objetivo é  incentivar o uso adequado da terra e dos recursos naturais, para reverter o estágio atual de degradação dos ecossistemas e promover, difundir e consolidar formas e estilos do sistema produtivo agrosilvopastoril praticados em bases sustentáveis.

A DRZ  atende seus clientes, com este foco, elaborando: Cadastro Ambiental Rural; Plano de Recuperação de Áreas Degradadas;  Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE); Projetos A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública; Georreferenciamento de Áreas Rurais; Projetos e Programas de Educação Ambiental; Projetos de Turismo Sustentável; EIA RIMA - Estudo e Relatório de Impacto Ambiental; EVTEA - Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.

MAIS NOTÍCIAS

O Ministério do Meio Ambiente define áreas protegidas como espaços que englobam unidades de conservação, mosaicos e corredores ecológicos. Estes apresentam grande importância ecônomica por conservarem a sociobiodiversidade, serem provedores de serviços ambientais e geradores de oportunidades de negócio. A preservação e conservação destas áreas representam uma das fortes questões ambientais dos tempos atuais.

A DRZ atende seus clientes, neste segmento, desenvolvendo: Plano de Manejos de Unidades de Conservação (UC); Levantamento, Georreferenciamento e Regularização de Propriedades em UC; Regularização Fundiária em UC;  Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE); Estudo e Delimitação de Área de Amortecimento; Projeto de Compensação Ambiental; Projetos de Implantação e Conservação de Corredores Ecológicos.

 

MAIS NOTÍCIAS

Para a universalização dos serviços de saneamento básico, a administração pública precisa lançar mão, entre outros instrumentos, da elaboração de estudos e projetos básicos executivos de engenharia para sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

A DRZ atua nesta área elaborando Projeto Básico e Executivo de Água e Esgotamento Sanitário; Projeto Básico e Executivo de Micro e Macro Drenagem Urbana; Projeto Executivo de Aterro Sanitário; Projeto Básico e Executivo de Canalização de Rios Urbanos e Parques Lineares.

 

MAIS NOTÍCIAS